Fórum das Hortas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minha horta em construção

Ir para baixo

Minha horta em construção Empty Minha horta em construção

Mensagem por Carlos Mendes Ter Nov 27, 2012 8:47 pm

Caros colegas hortelãos,

Como sou novo no forum, se quiserem saber um pouco mais sobre mim, aqui fica o link de apresentação: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vou agora falar-vos um pouco sobre a construção da minha horta biológica que ainda está muito despida.
Tenho para já apenas um cento de pencas (couve portuguesa) visíveis nas imagens e construí uma estufa.
Após alguma leitura de informação existente na Net mas também de revistas da especialidade, construí uma estufa da seguinte forma:
Desloquei-me ao eco-ponto local, uma vez que não tenho matéria orgânica disponível ainda no meu terreno, suficiente. Recolhi então 4 sacos de cerca de 120 lts de resíduos de buganvília, folhagens caducas e ramos de cedro. Tudo ao acaso.
1 - construi um espaço com sobrantes de madeira em parte que recolhi igualmente no eco-ponto, com 2,2X1,40mt, com altura posterior de cerca de 100cm e frente de 80cm.
2 - Coloquei uma camada de ramos suficiente para uma boa drenagem.
3 - recobriu os ramos com escrementos de cavalo e de coelho ainda não fermentados, que acabei por pisar com os pé para dar mais consistência.
4 - coloquei uma primeira camada de terra (cerca de 5 cm que por sinal é de fraca qualidade e constituída por pouquíssimos componentes orgânicos)
5 - Semeei em 17/11/2012 (com Lua crescente), cebolo, alface, pouco tomate e couve coração.
6 - Cerca de 10 dias depois aqui está o resultado do trabalho e a semeadura a despontar, embora ainda timidamente, já dá gosto ver. Não tenho ainda fotos, ficam para o próximo post.

Vou agora fazer o mesmo com a plantação de dentes de alho, esparsados com nabiças e nabiça de grelo, favas para azotar a terra, após o que colocarei masi algumas fotos no forum.

Parece que o forum só permite anexar 1 foto em cada post!!?? ou eu não percebi muito bem ou isto é muito limitador...
Bem hajam!
Carlos
Anexos
Minha horta em construção Attachment
Estufa em construção e couve portuguesa.jpg Estufa em construção e couve portuguesaVocê não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(73 Kb) Baixado 29 vez(es)

Carlos Mendes
Hortelão Iniciado

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Minha horta em construção Empty Re: Minha horta em construção

Mensagem por Carlos Mendes Seg Dez 03, 2012 4:41 pm

Caros colegas e amigos.
Todos queremos aprender sempre um pouco mais...
Queria apenas dizer que pretendo criar um pequeno "diário..." da minha horta, e que para isso criei um Blog com o seguinte endereço:

Apesar de não deixar de colocar material interessante neste forum (Bem haja!), no Blog constará informação mais detalhada, paar quem estiver interessado em agricultura biológica e suas técnicas, com ensinamentos recolhidos da Net e de livros da especialidade:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Bem hajam
Carlos

Carlos Mendes
Hortelão Iniciado

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos